PROJETO PREVÊ DUPLICAÇÃO DA RJ106 NO TRECHO ENTRE MARICÁ E SAQUAREMA


A RJ 106 com aproximadamente 200 km de extensão é uma das rodovias de maior significado turístico do país e terá mais um trecho duplicado. O primeiro trecho com 30 km foi duplicado à 5 anos e liga Tribobó até Maricá. O novo trecho a ser duplicado fica entre Maricá e Sampaio Corrêa.

Serão investidos aproximadamente R$550 milhões de reais que vai transformar a RJ 106 em uma rodovia mais segura e confortável para seus usuários reduzindo o numero de engarrafamentos e eliminando a constante retenção de trafego causada pela serra do MatoGrosso.

Serão criados trechos de pistas marginais para possibilitar o acesso as comunidades lindeiras que contribuirá para separação do trafego local e de longa distancia consolidando assim a RJ106 como uma nova e importante alternativa de acesso a região dos lagos, além da via lagos.

Os estudos realizados pelo DER Rio de Janeiro apontaram a implantação de duas galerias de túneis como sendo a solução de maior viabilidade técnica e econômica e de menor impacto ambiental contribuindo inclusive para a redução do índice de gás carbônico na atmosfera em comparação com outras possíveis alternativas tais como a utilização da serra do Matogrosso em conjunto com a RJ118.

O novo trecho segue por uma área urbana e passa por áreas rurais ate chegar a serra do MatoGrosso onde atualmente verifica-se intensa retenção do fluxo de veículos.

O túnel terá 1 kilometro e 800 metros de extensão formado por duas galerias independentes e que contara com sistemas operacionais de ultima geração como sinalização, painéis indicativos, iluminação e ventiladores que ajudarão a manter adequadas as condições atmosféricas dentro do túnel.

A variante projetada oferecerá melhores condições de operação ao trafego e encurtará em 2 km o trajeto que passará de 9,5km para 7,5km.

A duplicação do novo trecho da RJ106 é uma obra que proporcionara alem das melhorias vários benefícios ambientais e sociais que se estenderão por toda a região.

Fonte: site lei seca Maricá

2 comentários:

  1. -----ENQUANTO ISSO A AVENIDA BEIRA MAR RJ 102 E UMA MERDA,UMA SACANAGEM ,UMA BOSTA...NINGUEM VÊ...... DEPUTADO PAULO MELO ONDE ESTA A PROMESSA FEITA PELO SENHOR DALTON BORGES EM SEU NOME NO ESPAÇO WANDER EM JACONÉ ANTES DAS ELEIÇÕES QUE IRIAM ASFALTAR A RJ 102.....

    ResponderExcluir
  2. Sejam bem vindas todas melhorias para nossa região de Maricá !!! Topografia linda... carente de infra-estrutura. Que chegue o progresso e que a população se comporte melhor, se qualifique, estude para merecer o privilégio de viver por essas bandas !!
    Vamu pra frente Maricà, uhu...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!