A prefeita Franciane Motta inaugurou na noite da sexta-feira, dia 10/2, uma das principais obras do seu governo, a Faetec de Bacaxá, considerada a maior e mais bem equipada escola técnica do Estado. O Governador Sérgio Cabral veio à cidade para a cerimônia e ficou impressionado com a grandiosidade do empreendimento, que inicia o ano letivo com cerca de mil e oitocentos alunos matriculados.
Milhares de pessoas compareceram a inauguração, que terminou numa grande festa com os shows do cantor Bochecha e do grupo Swing e Simpatia. “Estou extremamente feliz em entregar essa escola, que é uma vitória do povo de Saquarema. Muitas gerações irão se beneficiar com a capacitação profissional e o desenvolvimento econômico que a Escola técnica trará para o município”, disse a prefeita bastante emocionada.
A obra, concluída em cerca de dois anos com orçamento de aproximadamente R$ 30 milhões, foi realizada através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Saquarema e o Governo do Estado. O município doou o terreno, na Barreira, e o Estado financiou a instalação da unidade. “ Fiz tudo que estava a meu alcance para trazer esta escola para Saquareama”, disse o presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo, lembrando a sua determinação para que a maior e mais moderna Faetec do Estado fosse construída no município.
Hoje, a escola oferece cursos de edificações, eletro mecânica, hospedagem e meio ambiente, na modalidade concomitante. Ou seja, para alunos que estão ingressando no ensino médio e cursarão as disciplinas regulares e técnicas simultaneamente, em três anos. Nesse caso, foram oferecidas 640 vagas. Já a modalidade subseqüente, é para quem já concluiu o ensino médio e cursará somente o técnico em três semestres de aulas noturnas. Para esta formação foram oferecidas 220 vagas para edificações, hospedagem, petróleo e gás e segurança do trabalho.
Há ainda, cursos temporários de quatro meses de inglês, espanhol e informática, com cerca de novecentos alunos matriculados. Essas aulas acontecem duas vezes por semana, com opções pelos turnos da manhã, tarde ou noite. De acordo com a diretora Sandra Santanna, atualmente a Faetec está matriculando alunos reclassificados, que ocuparão as vagas daqueles que se inscreveram, mas não realizaram a matrícula dentro do prazo.
As inscrições para ingresso foram feitas através da internet entre os dia 13/10 e 29/11 e as vagas não foram totalmente preenchidas. Um acordo entre a Prefeitura e a Faetec destinou cento e cinquenta delas para alunos do município. Os critérios de seleção foram: ser oriundo de escola pública, ter boas notas e ser indicado pelo conselho pedagógico de sua escola.
Instalada numa área de aproximadamente treze mil metros quadrados , a Faetec de Bacaxá dispõe de 14 salas de aula com capacidade para quarenta alunos, 3 laboratórios de informática, 16 laboratórios de assistência, 2 salas de leitura, 1 auditório para 300 pessoas, pátio coberto, refeitório, 3 vestiários, sala de multimídia, sala de apoio audiovisual, pista de atletismo, piscina semi-olímpica, pista de atletismo e campo de futebol society.
Para saber sobre a abertura de novos processos seletivos, acompanhe no site da prefeitura ou no da Faetec: www.faetec.rj.gov.br
Comente, dê sua opinião
ResponderExcluir